“Fazer algo que agregue a vida das pessoas não tem preço”

estefaniaO Blog ViverDown tem a alegria de trazer hoje uma entrevista com Estefania Araujo, Coordenadora de Comunicação Institucional do Movimento Down e Coordenadora do Programa Rede de Ativadores e o nosso objetivo é levar ao nosso leitor informações importantes a respeito deste trabalho desenvolvido tanto pelo Movimento Down como pela Rede de Ativadores.

“Eu já me formei para trabalhar com questões sociais. Nunca entendi passar 8 horas do dia fazendo algo que não tivesse um impacto positivo na sociedade. Assim que me formei trabalhei com empreendedorismo para população de baixa-renda, depois no combate ao câncer infanto-juvenil e por último acabei conhecendo o Movimento Down”, afirmou Estefância. E como resultado disso, ela relata ainda que “Me apaixonei pela causa. O trabalho do Movimento Down tem um resultado muito impactante na vida das famílias e a satisfação de fazer algo que agregue a vida das pessoas não tem preço. Além disso, me sinto muito feliz por contribuir para criação de uma sociedade com menos desigualdade e intolerância”.

Como surgiu a ideia de criar uma Rede de ativadores? Qual a meta desta rede?

“Diariamente divulgamos informações que têm como intuito melhorar a qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down, com foco na saúde, educação, direitos, acessibilidade e inclusão social. Além disso, realizamos um forte trabalho de articulação com instâncias governamentais para criação e efetivação de políticas de atenção a pessoa com deficiência.”

“Possuímos um canal aberto para sanar dúvidas dos usuários do Portal e Facebook, respondendo mensalmente cerca de 300 perguntas. Contamos com especialistas voluntários, que de forma sistemática, respondem às questões de familiares e profissionais das mais diversas áreas, movimentando milhares de pessoas em torno da causa. Com isso estamos construindo uma rede de interessados na construção de um país acessível a todas pessoas, com e sem deficiência.”

“Diante deste cenário, em busca da efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, tendo como referência a convenção da ONU sobre o tema, o Movimento Down corrobora o seu compromisso com a disseminação de informação de qualidade lançando a Rede de Ativadores do Movimento Down, um programa que tem o objetivo de levar a cada canto do Brasil orientações sobre saúde, educação, inclusão social, acessibilidade e direitos das pessoas com síndrome Down, através de uma rede de voluntários comprometidos com a causa.”

“Acreditamos que trabalhando de forma conjunta com familiares, profissionais e outros interessados, poderemos mudar a forma como a sociedade vê e convive com as pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual em geral. A ideia é tirar o foco na deficiência e dar atenção ao indivíduo, contribuindo para seu desenvolvimento, qualidade de vida e autonomia, e, ao mesmo tempo, reconhecendo e valorizando sua contribuição para comunidade.”

“A Rede de Ativadores é uma iniciativa do Movimento Down para orientar voluntários a disseminar informações na intenção de garantir os direitos de pessoas com síndrome de Down, promover a inclusão social e mobilizar a sociedade para a construção de um país acessível e que inclua todas as pessoas.”

Ativadores da Rede. O que fazem?

· Divulgam os materiais do movimento Down através de visitas à maternidade, hospitais, centros de reabilitação, UBS, escolas e outras instituições;

· Mobiliza outros voluntários-ativadores do estado em que reside;

· Divulga boas experiências através dos espaços disponibilizados pelo Movimento Down, redes sociais e veículos de comunicação local;

· Promovem dias temáticos nacionais e locais com foco na divulgação de informações sobre síndrome de Down;

· Contribui com subsídios para que o Movimento Down crie mais instrumentos de informação e articulações para a causa da síndrome de Down no país.

Por Júnior Patente

Pular para o conteúdo