Projeto estimulação sensorial

Dicas

Estimular os diversos canais sensoriais de forma integrada (visão, tato, olfato, paladar).  Favorecendo a criança reconhecer seu próprio corpo suas funções e as sensações, desenvolvendo a percepção sensorial, presentes em seu cotidiano.

TATO – Experiências com diferentes texturas, consistências e contato: percepção tátil de diferentes superfícies (lisas, crespas, ásperas e macias…), variação de temperaturas  (quente/frio). 

 

 

VISÃO – Experiências com diferentes intensidades de luzes, cores e contrastantes: nuance com luzes e cores (painel luminoso – amarelo/azul/vermelho/verde), contrastes – branco e preto / amarelo e preto/vermelho e preto;
AUDIÇÃO– Experiências com diversos sons e efeitos sonoros: percepção auditiva com sons variados, (músicas, ruídos e tons diversos). 
OLFATO – Experiências com diferentes odores e aromas: identificar diferentes cheiros,café, canela, camomila, hortelã etc.
PALADAR  – Experiências orais e com sabores: percepção gustativa, comparando dois sabores   azedo/doce, salgado/doce etc;

 

MATERIAIS PARA ESTIMULAÇÃO SENSORIAL

(recursos pedagógicos, confeccionados para utilizar em minhas aulas)

CAIXA TEMÁTICA PARA GUARDAR OS MATERIAIS


CAIXA TÁTIL
Estimulação visual, auditiva e tátil: caixinhas com diferentes,cores,texturas e sons.

Sugestão do livro Inclusão Social Primeiros Passos, Márcia M. do Nascimento e Ivete Raffa; página 47.

CHOCALHOS SENSORIAIS I

Estimulação visual, auditiva e tátil: em PVC com cores e texturas contrates e sons diferenciados.

CHOCALHO GRUDA-GRUDA (tecido azul – tampinhas de garrafas/ lixa – pregos)

CHOCALHO SENSORIAL     (E.V. A amarelo – arroz / lixa preta – feijão)

CHOCALHO OURO-PRATA (tecido prata – moedas / tecido ouro – pedrinhas)

Adaptação do livro Brincar para todos –Mara O. de Campos Siauly;  páginas 17;18;19 – disponível em:  http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/brincartodos.pdf Acesso em 17/04/ 2008.

Esses brinquedos são úteis para: (do livro Brincar para todos –Mara O. de Campos Siauly; páginas 16)

  • Compreender e identificar os sons
  • Favorecer a abertura das mãos, sua junção na linha média e o desenvolvimento da coordenação bimanual;
  • Desenvolver a coordenação olho-mão, olho-objeto, ouvido-mão;
  • Estimular o desejo de estender o braço para tocar, pegar e desenvolver a preensão palmar;
  • Desenvolver a coordenação motora, o movimento e fortalecimento das mãos, braços, pernas e corpo;
  • Desenvolver a habilidade tátil para reconhecimento de forma, textura e grandeza;

CHOCALHOS SENSORIAIS II

Estimulação visual, auditiva e tátil: com cores, texturas, espessura  e sons diferenciados.

ESTIMULAÇÃO VISUAL

CAIXA TEMÁTICA PARA GUARDAR OS MATERIAIS