Estimular os diversos canais sensoriais de forma integrada (visão, tato, olfato, paladar). Favorecendo a criança reconhecer seu próprio corpo suas funções e as sensações, desenvolvendo a percepção sensorial, presentes em seu cotidiano.
TATO – Experiências com diferentes texturas, consistências e contato: percepção tátil de diferentes superfícies (lisas, crespas, ásperas e macias…), variação de temperaturas (quente/frio).
VISÃO – Experiências com diferentes intensidades de luzes, cores e contrastantes: nuance com luzes e cores (painel luminoso – amarelo/azul/vermelho/verde), contrastes – branco e preto / amarelo e preto/vermelho e preto;
AUDIÇÃO– Experiências com diversos sons e efeitos sonoros: percepção auditiva com sons variados, (músicas, ruídos e tons diversos).
OLFATO – Experiências com diferentes odores e aromas: identificar diferentes cheiros,café, canela, camomila, hortelã etc.
PALADAR – Experiências orais e com sabores: percepção gustativa, comparando dois sabores azedo/doce, salgado/doce etc;
MATERIAIS PARA ESTIMULAÇÃO SENSORIAL
(recursos pedagógicos, confeccionados para utilizar em minhas aulas)
CAIXA TEMÁTICA PARA GUARDAR OS MATERIAIS
CAIXA TÁTIL
Estimulação visual, auditiva e tátil: caixinhas com diferentes,cores,texturas e sons.
Sugestão do livro Inclusão Social Primeiros Passos, Márcia M. do Nascimento e Ivete Raffa; página 47.
CHOCALHOS SENSORIAIS I
Estimulação visual, auditiva e tátil: em PVC com cores e texturas contrates e sons diferenciados.
CHOCALHO GRUDA-GRUDA (tecido azul – tampinhas de garrafas/ lixa – pregos)
CHOCALHO SENSORIAL (E.V. A amarelo – arroz / lixa preta – feijão)
CHOCALHO OURO-PRATA (tecido prata – moedas / tecido ouro – pedrinhas)
Adaptação do livro Brincar para todos –Mara O. de Campos Siauly; páginas 17;18;19 – disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/brincartodos.pdf Acesso em 17/04/ 2008.
Esses brinquedos são úteis para: (do livro Brincar para todos –Mara O. de Campos Siauly; páginas 16)
- Compreender e identificar os sons
- Favorecer a abertura das mãos, sua junção na linha média e o desenvolvimento da coordenação bimanual;
- Desenvolver a coordenação olho-mão, olho-objeto, ouvido-mão;
- Estimular o desejo de estender o braço para tocar, pegar e desenvolver a preensão palmar;
- Desenvolver a coordenação motora, o movimento e fortalecimento das mãos, braços, pernas e corpo;
- Desenvolver a habilidade tátil para reconhecimento de forma, textura e grandeza;
CHOCALHOS SENSORIAIS II
Estimulação visual, auditiva e tátil: com cores, texturas, espessura e sons diferenciados.
ESTIMULAÇÃO VISUAL
CAIXA TEMÁTICA PARA GUARDAR OS MATERIAIS