Cansaço e abatimento sem motivo podem indicar infecções em crianças com SD

down-cansaco

Foto: Ana Paula Abreu

Acredita-se que, por causa das diferenças no sistema imunológico, crianças com síndrome de Down costumam ter maior propensão a infecções do que as outras crianças. As infecções costumam ser mais frequentes e, algumas vezes, mais difíceis de tratar.

Algumas infecções podem ser tratadas com antibióticos. Seu filho pode ter que usar antibióticos mais frequentemente do que as outras crianças, e eles podem ser receitados ainda no início da infecção. Essas infecções, no entanto, devem ir diminuindo à medida que seu filho crescer.

Se o seu filho parecer abatido sem nenhuma razão óbvia, ele pode ter uma infecção. As mais comuns são:

Bexiga (urinária)
Garganta
Amígdalas
Dentes
Orelha média
Pele

Infecções respiratórias

Muitos dos problemas de saúde enfrentados pelas crianças com síndrome de Down se devem a diferenças na anatomia das vias respiratórias superiores, que incluem as orelhas, o nariz, a cavidade nasal, a boca e a garganta. Especificamente falando, as crianças com síndrome de Down têm áreas menores no meio do rosto, inclusive a cavidade e a passagem nasal, o que poderia contribuir para resfriados e infecções de nariz mais frequentes. Os tubos da orelha também são mais estreitos, o que pode levar a mais infecções na orelha média.

Algumas crianças com a trissomia 21 também têm resposta imunológica mais fraca para bactérias e vírus, o que contribui para a incidência mais alta de infecções respiratórias. Mas se essas infecções costumam ser mais comuns em crianças com síndrome de Down, a incidência de infecções mais sérias, como pneumonias, é igual à observada em outras crianças. Como em todas as crianças, à medida que elas crescem, o número de infecções respiratórias diminui.

(Fonte: Down Syndrome Association UK)

Pular para o conteúdo