Gravidez aos 40 aumenta risco de filhos com Síndrome de Down?

Boa tarde eu tenho 40 anos e gostaria de ter outro filho, meus exames de rotina estão normais, tenho uma filha de 05 anos e gostaria de saber se pela minha idade é arriscado ter um filho com síndrome de Down/T21?

Resposta do Prof. Dr. Zan Mustacchi: Considerando que não haja histórico familial de indivíduos com qualquer alteração genética e em especial com síndrome de Down/T21, podemos caracterizar o risco de uma prole para sua idade (entendendo que o pai da futura criança tenha uma idade próxima), o risco de ocorrência de um filho com síndrome de Down/T21 está por volta de 1 para cada 100 ou até 1 para cada 150 nascimentos vivos, mas preciso salientar que toda e qualquer gestação independente de faixa etária tem um risco de 3% de filho com alguma alteração perceptível no nascimento (isto é um risco populacional).

Se vocês tomarem ácido fólico 5mg ao dia (o casal, ambos necessariamente) o risco pode reduzir-se tanto para síndrome de Down/T21 quanto para outras malformações, tal qual anomalias de fechamento de tubo neural. O uso de folato (ácido fólico) pelo casal deve ser no mínimo 2 meses antes de engravidar e você deverá tomar até fim do primeiro trimestre de gestação e o seu marido até a confirmação do seu estado gestacional.

Prof. Dr. Zan Mustacchi – CEPEC-SP

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com