Crianças down: não rotulem seus filhos

hjeAos 10 meses de idade a pequena Alice não para de surpreender. Todos os dias tem uma novidade e se torna ainda mais apaixonante. Claro que papai e mamãe tem sempre algo novo para apender com essa pequena. Há algum tempo entrevistando a professora Marian Oliveira, do Núcleo Saber Down da UESB, ela lembrava que muitas vezes o erro cometido com uma criança com Down é rotulá-la simplesmente de um ser amoroso, que são todas extremamente dóceis, etc… Claro que elas tem uma pré-disposição a ser realmente criaturas que exalam alegria, mas, isso depende de como elas são criadas.

Muitas são arredias, cometem as mesmas “malcriações” das crianças sem down e às vezes acabam chocando. Chocando porque são olhadas como crianças sem capacidade de pensar, tomar decisões. Recebendo dos pais  a educação dada aos filhos “normais”, tendo os mesmos limites, elas responderão de maneira muitas vezes surpreendente. Posso dizer, de experiência própria, que a pequena Alice é uma prova inequívoca do amor de Deus na vida da minha família, que irradia amor, que tem um sorriso terno e que incendeia nosso coração, mas também as suas manhas (rsss) que já estamos tendando tirar.

 

sindrome-de-down-e-a-inclusao-social-1Lembrarei sempre da amiga Geisa; tive a oportunidade de ouvir o depoimento sobre a educação da pequena e linda Letícia, dando a ela o mesmo tratamento dos outro dois irmãos. O resultado é maravilhoso. Por isso, se é que posso me atrever a aconselhar, não coloquem seus filhos numa redoma, não rotulem. Apenas deem a eles a oportunidade de mostrarem o seu ser criança. Tenham a certeza que cada minuto de nossas vidas valem muito mais a pena quando entregamos para fazer com que nossos filhos down cresçam em sabedoria e graça.

A diferença é que eles tem necessidade de cuidados especiais para acompanharem o desenvolvimento referente à idade que possuem. Tendo isso e respeitando as suas particularidades, afirmo com todas as letras maiúsculas: É A MELHOR EXPERIÊNCIA NA VIDA DE UMA FAMÍLIA.

Por Júnior Patente – Pai de Alice

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsHelp Chat Button Install this code on every page of the website before the closing tag: