Problemas na Tireoide – A importância do diagnóstico precoce

tireoide

Hoje vamos falar sobre a tireoide, a Amanda tem Hipotiroidismo é importante o diagnóstico precoce para que seja tratado corretamente.

A tireoide é uma glândula parecida com uma borboleta, fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão.

Ela regula uma série de funções importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).

Quando ela não funciona corretamente, pode liberar hormônios em  menor quantidade, causando o hipotireoidismo,  ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo.

Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.

Abaixo uma listagem de dicas importantes sobre essa glândula:

1 – Ela atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

2 – Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido.

3 – Diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue também são sintomas de hipotireoidismo.

4 – No caso de hipertireoidismo, que geralmente causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora também esteja cansada.

5 – Problemas na tireoide podem acontecer em qualquer etapa da vida .

6 – Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo, é importante a realização do  Teste do Pezinho para o diagnóstico.

Fonte: Endocrino.org.br

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsHelp Chat Button Install this code on every page of the website before the closing tag: