O seu filho senta W?

É muito comum ver crianças sentarem W. Não só na T-21 como em crianças comuns também. Eu como fisioterapeuta fico bem aflita ao ver alguém sentar assim e é óbvio que meu filho quis adotar a postura.

Sabe por que? Porque sentar em W é uma postura em que as crianças gostam pois dá mais liberdade para as brincadeiras e maior movimentação de eixo … mas você sabia que adotar por longo período pode trazer prejuízos para o desenvolvimento? Por ser uma posição mais estável a criança deixa de estimular o equilíbrio, deixando de favorecer grupos musculares importantes do tronco. Também interfere na função de sua mobilidade e coordenação das pernas e tronco.

Além disso pode sobrecarregar as articulações do quadril, joelho e tornozelo (isso piora bastante quando se fala da criança com a T21, devido a frouxidão ligamentar x hipotonia) e por isso é importante não deixar a criança adotar constantemente está postura incentive-a assentar de outras formas com as pernas cruzadas que chamamos de índio, com as pernas esticadas, de lados entre outras.

Texto: Dra Roberta Mustacchi

Pular para o conteúdo