Categoria: Perguntas

Como tornar a criança sociável e inseri-la na sociedade, evitando discriminação?

Considerando que as crianças com síndrome de Down/T21 apresentam uma característica fenotípica determinada pela sua própria imagem fotográfica, esta expressão característica foi lamentavelmente muito mal apresentada às gerações que nos antecedem, de tal forma que, assim como o preconceito da associação de “manga com leite”, que fora imposto pelos coronéis e senhores das capitanias para …

Leia mais

SD: Como trabalhar o lado psicológico dos pais?

Defrontar-se com a perda é muito difícil. Costumo dizer que perder um pai, uma mãe, um irmão, um tio é perder o passado e perder um filho, mesmo que esperado, é perder o futuro. A perda do filho esperado deve ser inicialmente entendida como um momento de grande luto, pois todas as perspectivas que elaboramos …

Leia mais

É fato que as crianças com Síndrome de Down/T21 são por natureza dóceis e amorosas?

Não é verdade. Como qualquer outra criança ela devolve o que recebe, seja carinho e amor, seja agressividade. O caso é que essa é uma criança que devolve em triplo. Se for bem tratada, ela é extremamente amorosa, mais do que as outras crianças. Se sofrer maus tratos, irá revidas com mais violência ainda. Elas …

Leia mais

Qual a porcentagem de nascimentos de bebês com Síndrome de Down/T21?

Mundialmente, a cada 800 a mil nascimentos, um é de criança com SD/T21. Das três milhões de crianças que nascem anualmente no Brasil, cerca de oito mil são tem Síndrome de Down/T21. Mas é interessante, e preocupante, reparar que a porcentagem apresenta variações em alguns países. Tende a ser menor em alguns países de Primeiro …

Leia mais

Quais os cuidados que se deve ter com uma criança que nasce com a Síndrome de Down/T21?

Essa criança precisa de cuidados médicos iguais e maiores que outras crianças. Iguais, porque é uma criança, como qualquer outra. Maiores, porque as pessoas com SD/T21 têm algumas particularidades, entre as quais a mais preocupante é uma cardiopatia. Metade dessas crianças apresentam problemas cardiológicos. Se o pediatra dessa criança, ao ouvir seu coração, achar que …

Leia mais

É possível que um feto tenha síndrome de Down/T21 e esse diagnóstico não seja detectado no exame de translucência nucal?

A avaliação da translucência nucal, como diagnóstico de triagem neonatal, é um dos dados que deve ser acumulado a no mínimo mais dez outros itens de observação da ultrassonografia morfológica fetal e interpretada dentro do conjunto como o valor de alerta e não de diagnóstico. É óbvio que quanto maior o número de sinais de …

Leia mais

Tenho um filho de 8 meses com síndrome de Down/T21 e ainda não procurei um fonoaudiólogo. Gostaria de saber qual é a idade ideal para fazer avaliação e acompanhamento fonoaudiológico para crianças com síndrome de Down/T21?

A fonoaudiologia não corresponde apenas ao trabalho da fala e linguagem; a avaliação e o acompanhamento terapêutico fonoaudiológico são indicados desde o primeiro mês de idade, variando quanto à regularidade deste acompanhamento. Inicialmente são avaliadas as condições de alimentação, seja ao seio materno ou na mamadeira, seguindo um acompanhamento das fases de transição alimentar quanto …

Leia mais

O que é mais urgente e adequado se fazer na área de fonoaudiologia para um bebê com síndrome de Down/T21 com 2 meses de idade?

O trabalho fonoaudiológico para um bebê com síndrome de Down/T21 de 2 meses enfoca basicamente a alimentação. Avalia-se todos os aspectos acerca das funções de alimentação (sucção, deglutição) e dificuldades que possam estar relacionadas, ou seja, modo de pegar ao seio materno ou ao bico de mamadeira, nesse caso tipo e formato do bico, ritmo …

Leia mais

Qual a influência da dança na síndrome de Down/T21

Resposta do Prof. Dr. Zan Mustacchi: Vivemos em busca de prazeres e a música, acompanhada por uma extroversão corporal, traduz além de prazer uma grande organização neurológica com controle do equilíbrio e organização de simetria e assimetrias harmônicas e projetadas na nossa mente como elementos que dependem de memória e habilidade. Portanto, todo o ornamento …

Leia mais

Como trabalhar alfabetização com as crianças com síndrome de Down/T21?

O tema de sua questão é bastante amplo, mas espero auxiliar-lhe fazendo algumas considerações que julgo como importantes. O primeiro passo ao pensar em alfabetização é compreender e respeitar as diferenças individuais. Assim como há diferenças entre as crianças ditas “normais”, há, também, diferenças entre as crianças com SD/T21. Mas, podemos partir do princípio que …

Leia mais

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com