Conquista participou do Dia Internacional da Pessoa com deficiência

20151203100923 (1)Hoje é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que lembra que aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. A data vem buscar a conscientização da população para a condição que esta importante parcela da sociedade, que são tratados por muitos como um motivo para a discriminação, o que dificulta uma vida de qualidade e digna para as pessoas com algum tipo de deficiência.

Segundo o Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, a deficiência pode ser definida como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”. A deficiência pode ser classificada em física, auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.

De uma maneira geral, pessoas com deficiência precisam de uma maior atenção por parte dos governantes, principalmente no que diz respeito à acessibilidade e inclusão na sociedade. Segundo a ONU, pessoas com deficiência são mais vulneráveis a abusos e normalmente não frequentam a escola.

Também é importante destacar que a maioria dos deficientes não consegue entrar no mercado de trabalho principalmente porque alguns empregadores acreditam que essas pessoas não são capazes de realizar o trabalho com eficiência, além de acharem que a construção de um ambiente acessível é bastante cara. Sendo assim, está claro que é fundamental que se criem políticas que acolham melhor essa parcela da população.

A questão principal, sem dúvida é buscar assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta. É importante, no entanto, que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados.

Em Vitória da Conquista, foi realizada uma caminhada na manhã de hoje, percorrendo as principais ruas do centro da cidade. Pais, filhos, amigos de pessoas com algum tipo de deficiência participaram, além de muitos garotos e garotas de todas as idades que mostraram sua cara na rua para reivindicar o que lhes é de direito: o respeito e a inclusão.

Com informações do site Brasil Escola

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsHelp Chat Button Install this code on every page of the website before the closing tag: